terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ministério Público estreia informativo em cadeia de rádio para todo o estado da Paraíba nesta terça.

O informativo tem um formato jornalístico, texto manchetado e é apresentado por duas vozes, uma masculina e outra feminina.

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) estreia nesta terça-feira (25) o programa radiofônico 'MP Notícias', a ser transmitido pela Rádio Tabajara, em João Pessoa, para toda a Paraíba por meio de uma cadeia de rádios formada por 37 emissoras. A primeira edição do 'MP Notícias' vai ao ar às 6h45, dentro do programa 'Jornal Estadual'.

O 'MP Notícias' é produzido e editado pela equipe de Assessoria de Imprensa do MPPB e apresentado pelos radiojornalistas Cristina Fernandes e Gilson Ricardo. Com dez minutos de duração, o informativo do Ministério Público irá ao ar semanalmente, todas às terças-feiras, dentro da programação do 'Jornal Estadual', que é transmitido pela Rádio Tabajara (1.110 AM e 105.5 FM), atingindo os 223 municípios paraibanos.

O informativo tem um formato jornalístico, texto manchetado e é apresentado por duas vozes, uma masculina e outra feminina, proporcionando uma maior dinâmica às informações sobre as ações do Ministério Público paraibano.

O 'MP Notícias' também traz alguns quadros fixos, como o 'Você Pergunta e o Promotor Responde', que dá orientação jurídica à população sobre seus direitos; a 'Agenda Única', com os eventos programados pela instituição para a semana, com o objetivo de atrair uma maior participação das pessoas nas audiências, seminários e encontros promovidos pelo Ministério Público em todo o estado.

Ainda há o quadro 'Giro pelas Promotorias', que destaca as ações ocorridas em todas as Promotorias de Justiça, preferencialmente no interior do estado, mostrando que o Ministério Público não atua só nas duas maiores cidades paraibanas: João Pessoa e Campina Grande. Agência de notícia O informativo radiofônico 'MP Notícias' também vai servir de “agência de notícias” para as rádios comunitárias e comerciais de todo o estado da Paraíba, já que todos os programas semanais ficarão disponibilizados no site da instituição (www.mp.pb.gov.br) e poderão ser “copiados” e retransmitidos por qualquer emissora de rádio.

A ideia do 'MP Notícias' surgiu em 2010, num projeto pensado pela própria Assessoria de Imprensa do Ministério Público e pela Coordenação do então 1° Caop (Centro de Apoio Operacional das Procuradorias), que tinha à frente o promotor de Justiça Adrio Nobre Leite. O projeto foi amadurecido nos últimos dois anos, sendo avaliado o formato, as possíveis parcerias e, principalmente, a construção de uma estrutura e de incremento da equipe de jornalistas.

O projeto do informativo no rádio, agora concretizado, faz parte do Planejamento Estratégico do Ministério Público na área da comunicação institucional. E o principal objetivo do 'MP Notícias' é levar a informação sobre as ações do Ministério Público, sobretudo na área social, a um maior número de pessoas em todo o estado. Com o rádio, é possível atingir os moradores da zona rural, que não têm acesso à tevê, à internet e a jornais e revistas. O rádio é o canal mais rápido e barato para atender àquelas pessoas que não sabem nem ao menos o que é o Ministério Público.

Com a estreia do programa radiofônico, a Assessoria de Imprensa do MPPB concretiza mais uma etapa do tripé formulado pela equipe há quase três anos. Esse tripé (impresso, rádio e tevê) será finalizado no ano que vem com o projeto de criação, produção e edição de um programa televisivo (o 'MPTV') na mesma linha do 'MP Notícias' no rádio.

Atualmente, para a divulgação das ações do Ministério Público da Paraíba, a equipe de assessores de imprensa da instituição mantém dois jornais impressos com edições mensais (o 'MP Social', com oito páginas, e o 'MP Notícias', com 16 páginas); o site de notícias no portal da instituição, na internet; e agora o informativo radiofônico 'MP Notícias', na Rádio Tabajara. Parceria Para a concretização do 'MP Notícias', o Ministério Público da Paraíba firmou uma parceria com a Rádio Tabajara, cujo contrato foi assinado na tarde do último dia 19 entre o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, e a superintendente da Rádio Tabajara, Maria Eduarda dos Santos Figueiredo.

O programa é mais um instrumento de transparência e de divulgação das ações e atividades desenvolvidas pelos procuradores e promotores de Justiça da instituição, um canal de prestação de serviço e de visibilidade, em forma de notícias, das ações institucionais em favor da população paraibana.

“Vamos atingir todo o estado, dando visibilidade ao Ministério Público das suas ações em prol da população. Lembrando que a maior missão da instituição é servir ao público, sempre em defesa dos direitos dos cidadãos e da melhoria de qualidade de vida dos habitantes deste estado”, avaliou o procurador-geral de Justiça, durante a assinatura da parceria.

“Está sendo uma honra para a Tabajara fazer essa parceria com o Ministério Público, que é um instrumento de extrema importância para a população. E nós, da rádio, vamos contribuir para que os serviços e as ações do MP cheguem com mais intensidade aios paraibanos, Ganha a rádio, ganha o Ministério Público e ganha muito mais a população”, ressaltou a diretora-superintendente da Tabajara.

A Rádio Tabajara AM completou 75 anos de vida em janeiro deste ano. A emissora, que é a primeira do estado e uma das mais antigas do Brasil, tem como diretora-superintendente a radialista Maria Eduarda Santos (Duda Santos), primeira mulher a assumir o cargo. A Tabajara estará ampliando a sua potência de transmissão para 25 kw.
Fonte:Pbagora

António Góis


Nenhum comentário:

Postar um comentário