quarta-feira, 19 de setembro de 2012

TRE cria Centrais de segurança para coibir compra de votos.

TRE irá instalar três núcleos de segurança no Estado para impedir crimes eleitorais.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti, anunciou ontem a instalação de três núcleos de segurança, sendo um em João Pessoa, outro em Campina Grande e o terceiro em Patos, para coibir crimes eleitorais, a exemplo de boca de urna e compra de votos. A confirmação foi feita ontem, em Campina, onde o presidente do TRE abriu o IV Curso de Atualização em Direito e Processo Eleitoral para os 77 juízes eleitorais de todo o Estado.
“O TRE já preparou um reforço técnico de segurança das eleições, o que nunca houve na Paraíba. Estaremos instalando o núcleo em João Pessoa, no Fórum Eleitoral, nesta quinta-feira, e depois em Campina e Patos. Nós teremos um oficial da Polícia Militar e um Corpo de Bombeiros, um delegado da Polícia Federal e outro da Civil, um representante da Polícia Rodoviária Federal e outras autoridades à disposição do juiz diretor do Fórum”, explicou o presidente.
De acordo com a assessoria do TRE, a instalação do núcleo da capital acontece às 9h de amanhã, quinta-feira (20), no Fórum Eleitoral; em Campina Grande será no dia 25, às 10h, e em Patos, no dia 26, às 10h.
Os núcleos de Campina e João Pessoa devem ser instalados na próxima semana. “Todos vão combater a boca de urna, a captação ilícita de sufrágios, ou seja, a compra de votos e o abuso do poder econômico e político”, asseverou Marcos Cavalcanti.
SEGURANÇA
Apesar do pedido de tropas federais para Campina Grande, o desembargador revelou que é a campanha municipal mais tranquila da história no Estado. “Até agora não aconteceu nenhum fato que nos preocupasse. Esperamos que chegaremos no dia 7 de outubro e no dia 28, se houver segundo turno, com a maior tranquilidade”, frisou.

Ele destacou que já se reuniu com o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, e o comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, para definir o esquema das eleições 2012.
Sete mil policiais farão a segurança dos eleitores e das urnas nas eleições municipais deste ano na Paraíba. Eles receberão uma cartilha listando situações de conflitos que podem ocorrer no dia do pleito e passarão por uma simulação do trabalho que será realizado em 7 de outubro. Alguns dos 223 municípios também receberão reforço, durante a noite, dos cães do canil da PM.
Fonte: JP

António Góis

Nenhum comentário:

Postar um comentário