sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Anemia faz 66 vítimas em nove meses na PB.

Números mostram que as principais vítimas da anemia foram as pessoas com mais de 50 anos de idade.

De janeiro a setembro deste ano, 66 pessoas morreram na Paraíba, vítimas de anemia, uma doença causada pela deficiência de ferro no sangue. A maioria dos registros ocorreu em Campina Grande, que teve 17 casos. A cidade foi seguida por João Pessoa, com 13 óbitos; Patos, com quatro, e Guarabira, com três. No ano passado, foram 134 mortes. Os dados são do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), serviço criado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para fazer o controle da mortalidade entre a população paraibana.
Os números mostram que as principais vítimas da anemia foram as pessoas com mais de 50 anos de idade. Dos 66 óbitos provocados por anemia nos primeiros nove meses deste ano, 46 ocorreram entre cidadãos que já tinham mais de cinco décadas de vida.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a anemia é diagnosticada nos casos em que a quantidade de hemoglobina no sangue está abaixo do normal. O problema é causado pela carência de um ou mais nutrientes considerados essenciais, como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.
De todas, as anemia causada pela deficiência de ferro (chamada de Anemia Ferropriva) é a mais comum entre a população e acomete nove em cada dez pessoas diagnosticadas com a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Hematologia. Ainda de acordo com a entidade, o ferro é um nutriente essencial para a vida porque atua na fabricação de células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela doença. Mas os homens e os idosos também podem ser acometidos pela doença.
Segundo o médico hematologista Gilson Espinola Guedes, essa mortalidade por anemias na Paraíba pode estar notificada de forma equivocada. Ele conta que algumas pessoas morrem com quadro de anemia, no entanto, o problema foi causado por outro tipo de patologia. “Existem muitas doenças, como leucemia, que matam principalmente na infência e que, em muitos casos, são confundidas com anemia, já que o doente de leucemia morre em quadro de anemia. No entanto, nem sempre a doença base era anemia”, explica.
O especialista destaca que existem diversas causas e modalidades de anemia, que exigem tratamentos diferenciados.
“Há uma variedade muito grande. Podem ocorrer anemias por causa de hemorragias ocorridas durante o parto, por exemplo.
Outras são causadas por um problema na fábrica de sangue, na área medular. Já existem outras que são causadas por baixa quantidade de hemoglobinas, que podem ser genéticas ou adquiridas”, ressalta. “E ainda existem as anemias causadas por deficiência alimentar e anemias por parasitas”, completa.
Em comum, as diversas formas de anemia apresentam os sintomas. “As pessoas ficam com a pele e mucosas descoloridas. Também se cansam mais facilmente, já que a deficiência na quantidade de hemoglobina exige mais oxigênio durante a locomoção. Dores musculares e quedas de cabelo são sinais”, afirma.
Fonte: JP

António Góis


Nenhum comentário:

Postar um comentário