quinta-feira, 24 de maio de 2012

História da cidade de AROEIRAS.

Cultura e sabedoria.

Aroeiras é um município brasileiro do estado da Paraíba e na Região Metropolitana de Campina Grande. Localiza-se a uma latitude 07º32'43" sul e a uma longitude 35º42'27" oeste, estando a uma altitude de 363 metros. Sua população estimada em 2009 era de 19.725 habitantes. Possui uma área de 375 km².


História

O povoamento da região deu-se a partir da casa de farinha de propriedade de Antonio Gonçalves. Os agricultores traziam sua mandioca para transformá-la em farinha. A seguir surgiu a feira livre, a Feira de Catolé dos Sousas, em 1881. Isto motivou a fixação de moradores no local.

O distrito foi criado com a denominação de Aroeiras, pela lei municipal nº 12, de 25 de outubro de 1905, subordinado ao município de Umbuzeiro. A emancipação política ocorreu em 1 de dezembro de 1953 pela eli estadual nº 980, desmembrado de Umbuzeiro. Instalado em 28 de dezembro de 1953.

Em 1994, o distrito de Gado Bravo foi emancipado de Aroeiras, perdendo este parte de sua área.

Geografia

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Foi construído o terceiro maior reservatório hídrico do estado, conhecido como "Barragem de Acauã". Este fato gerou uma forte reação por parte dos habitantes da região inundada, que alegaram deixar de ter o mínimo de condições necessárias para uma vida digna.[8]

O povoamento da região deu-se a partir da casa de farinha de propriedade de Antonio Gonçalves. Os agricultores traziam sua mandioca para transformá-la em farinha. A seguir surgiu a feira livre, a Feira de Catolé dos Sousas, em 1881. Isto motivou a fixação de moradores no local.

O distrito foi criado com a denominação de Aroeiras, pela lei municipal nº 12, de 25 de outubro de 1905, subordinado ao município de Umbuzeiro. A emancipação política ocorreu em 1 de dezembro de 1953 pela eli estadual nº 980, desmembrado de Umbuzeiro. Instalado em 28 de dezembro de 1953.

Em 1994, o distrito de Gado Bravo foi emancipado de Aroeiras, perdendo este parte de sua área.

Hoje além da zona urbana, o município conta com um grande número de habitantes na zona rural(mais da metade da população total), destacando-se, a população do distrito de Pedro Velho.

 

António Góis

Fonte: Wikipédia.

Chuva finalmente chegou á Paraíba.

Agricultores e proprietários de gado satisfeitos.


Maio abençoado que trouxe a chuva a Aroeiras, foram as palavras que ouvimos de alguns agricultores e proprietários de gado nos sítios em redor da cidade. Na verdade alguns deles já estavam em situações de pânico e muito complicadas mesmo por falta de água para o gado, pastagens e seus meios de recurso na agricultura. Foram vários meses sem uma gota de água a cair do céu em toda a Paraíba e outros estados brasileiros que chegaram a declarar estado de calamidade por falta de água. Esta semana pelo menos já choveu com alguma intensidade na região, nada de muito significativo mas pelo menos as pastagens já ficaram mais verdes e alguns açudes particulares encheram um pouco. Ainda assim e segundo os especialistas na matéria e técnicos do INMET ( Instituto de Meteorologia ) a seca poderá continuar nos próximos meses no nordeste e sertão brasileiro com fases ainda de maior falta de água do que até aqui.

António Góis

terça-feira, 22 de maio de 2012

Projeto Empreender em fase final em Aroeiras.

Equipe do projeto na cidade a dar formação aos inscritos.


Depois de vários meses de processo, os inscritos no projeto Empreender entraram finalmente em fase de formação que se encontra a decorrer no Grupo Escolar Major José Barbosa em Aroeiras. Segundo um dos responsáveis da equipe na cidade, cerca de 100 cidadãos foram beneficiados com o projeto, que se destina a apoiar e incentiar pequenos comerciantes e particulares a iniciarem ou renovarem o seu próprio negócio como forma também de crescimento económico da cidade e da região. Assim sendo esta semana e a próxima também a equipe do projeto Empreender está na cidade a dar formação e apoio aos interessados para muito em breve serem entregues as verbas pedidas pelos cidadãos para começarem ou melhorarem os seus próprios negócios.

 

António Góis

Onibús em acidente no centro de Aroeiras.

Acidente felizmente sem feridos.



 

 

Os moradores do n. 45 da Rua do Rosário em Aroeiras não ganharam para o susto quando um onibús da cidade bateu direto no portão de entrada da casa. O motorista do veículo afirmou á nossa reportagem que o mesmo estava bom de freios mas por qualquer outro problema técnico o mesmo falhou na ré e o motorista acabou perdendo o controle da viatura que foi bater ainda que sem velocidade, bem na entrada da casa naquela rua movimentada da cidade ( junto á igreja velha). Felizmente apenas se registaram danos materiais e ninguém ficou ferido no acidente.

 

António Góis

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Equipa da Cagepa em Aroeiras para o projeto da adutora.

Segunda feira foi o dia em que a equipe da Cagepa chegou a Aroeiras.

A informação foi prestada por Luciano Souza o atual coordenador da Cagepa em Aroeiras que recebeu ele mesmo o Eng. Marcos e restante pessoal técnico da empresa relacionado com o projeto da nova adutora para Aroeiras. Segundo Luciano os trabalhos de vistoria das áreas que serão afetadas pelo projeto terão inicio já estes dias bem como a posterior desapropriação de terrenos quando tal se justificar, para a implementação da adutora e restantes meios técnicos necessários. Ainda fomos informados pelo coordenador da Cagepa que os proprietários dos terrenos em vista já foram sendo informados que em breve serão desapropriados de parte dos mesmos para o beneficio da população com a implementação da adutora. Um problema antigo que será solucionado em breve pelas palavras de Luciano Souza. Quando questionado sobre a situação atual de falta de água. Luciano disse que tudo está a ser feito em beneficio de todos sendo feito o impossível para minorar os prejuizos da população,e ainda que o grande objetivo a ser alcançado é a instalação da nova ETA ( estação de tratamento de água ) bem como a nova adutora.

António Góis

sábado, 12 de maio de 2012

Jailson esteve no Sabiá a homenagear as mães.

O evento aconteceu este sábado e juntou dezenas de pessoas.




Sábado dia 12 ( dia anterior ao dia da mãe) foi o dia escolhido por Jailson e seus amigos para fazer uma festa no sítio do Sabiá( Aroeiras ) e levar presentes e prendinhas ás mães daquela região como forma de agradecer o apoio. No local juntaram-se várias, muitas dezenas de mulheres, crianças e cidadãos em geral para junto com o atual ( Presidente da Câmara de Vereadores de Aroeiras ) sua familia e amigos partilharem algumas orações á Mãe Divina e a Jesus, para comerem e beberem num lanche oferecido por Jailson e depois para dançarem muito forró numa festa que proseguiu pela noite dentro. Para Jailson esta foi mais uma iniciativa muito simbólica pois o todo o concelho de Aroeiras tem muitas mulheres, mães, que diariamente lutam com muitas carências principalmente na área da saúde sem estruturas de apoio e também na educação pois algumas são mães de várias crianças e todos os dias se deparam com muitas dificuldades para as manter na escola. Jailson agradeceu emocionado a participação de tanta gente no evento, promentendo nunca esquecer o povo daquela região. No incio dos festejos foi a irmã, a mãe e o cuturo cunhado do vereador que começaram a entoar orações junto com os presentes para depois cantarem todos os parabéns ás mães ali presentes mas também a todas as mães em geral, seguiu-se a entrega das lembranças e ofertas e o lanche e a partir das 20h00 teve incio o baile com forró a valer.

António Góis

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Gosto por caminhada invadiu Aroeiras.

Logo pela manhã ou ao final do dia.

O Prazer de caminhar apenas pelo objetivo de melhorar a saúde e ajudar a perder aqueles kilinhos extra tomou conta da mentalidade de muitos aroeirenses, todos os dias logo pela manhã e ao final do dia quando não está tanto calôr é ver dezenas de pessoas de todas as idades e classes a percorrer as estradas e caminhos da cidade e em redor. Na verdade e segundo especialistas uma caminhada diária de pelo menos 30 minutos é excelente para melhorar a circulação sanguínea, para ajudar o coração e pulmões, no combate á obesidade e sedentarismo e fortalece músculos e tonifica o corpo pelo que é altamente recomendável. Pratique desporto pela sua saúde.

António Góis

terça-feira, 8 de maio de 2012

Aroeiras cidade de contrastes.

De manhã o caos, á tarde a calma e ao fim de semana NADA...

Chega a ser constrangedor ver a cidade assim. De manhã com tanta gente a querer ir a outras cidades resolver assuntos que deveria resolver em Aroeiras mas não tem como, o trânsito na rua principal da cidade fica o caos, desornado, volta e meia com acidentes e sem nenhuma organização, de tarde tudo muda e as ruas quase ficam desertas e as lojas sem ninguém, muitos comerciantes não aguentam e fecham as portas, se pensarmos em fim de semana onde deveria existir na cidade, qualquer opção, fosse qual fosse que juntásse amigos e familias num recinto, um espaço de convivio poderia ser diferente mas em Aroeiras NÃO HÀ NADA de nada para quem quer que seja se divertir e conviver aos fins de semana. Conclusão...quem sair de casa a um domingo pensa que está numa cidade fantasma de tal deserto que ficam as ruas de toda a cidade. Aroeiras cidade com 20.000 habitantes, dá para acreditar? Dá sim digo eu!!!

António Góis


Aroeirenses indignados com a situação do BB na cidade.

A situação não melhorou muito.

Depois do último assalto(já faz algum tempo)ao banco do Brasil em Aroeiras, muito sofrimento passam os aroeirenses com o ainda encerrado estabelecimento. É bem verdade que após a reunião com a população, entidades e gerência do banco, a situação melhorou mas foi pouco, muito pouco para uma cidade com 20.000 habitantes dependendo apenas de uma agência bancária. No incio do ultimo encerramento do banco foi a estação de correios que sofreu com longas e pesadas filas de espera agora a mesma situação se passa á porta do banco com filas e mais filas de cidadãos a quererem apenas levantar o seu dinheiro pois apenas os caixas eletrónicos estão a funcionar. Ora a pergunta que aqui deixamos é a seguinte: Com empresários e particulares a necessitar de empréstimos, de transações bancárias, de cheques e de todo o tipo de assuntos que só no balcão e com atendente se podem resolver, quando...QUANDO será que as portas do BB em Aroeiras vão abrir e servir a população que paga os seus direitos e cumpre os seus deveres?

António Góis


domingo, 6 de maio de 2012

4ª Trilha GAVIÕES DA FUMAÇA.

Foi domingo dia 06 de maio que aconteceu em Aroeiras a edição 2012.

Quase 500 participantes e muitas centenas de pessoas assistiram e acompanharam a 4ª edição da Trilha Gaviões da Fumaça este domingo em Aroeiras. Cidade habitualmente pacata viu assim e mais vez ser inundada por muita atividade e animação um pouco por toda a parte, logo pela manhã a concentração e ordem de partida para depois e durante todo o dia o som dos motores das motos ecoarem por toda a cidade e arredores, a animação foi muita e incidentes de maior relevãncia não se registaram. Parabéns á organização e a todos os participantes por mais uma grande evento em Aroeiras.

sábado, 5 de maio de 2012

Novela Cagepa, mais um episódio.

Qual novela de TV o caso Cagepa em mais uma reunião.

O Documento aqui apresentado revela uma Audiência na Promotoria Apenas com os representantes da Cagepa que conforme mostra denunciaram vários, muitos " gatos de água "além de outros meios de de desvios como furtos em ventosa e bombeamento em reservatórios. Mais uma vez foi denunciada a importância da ETA ( Estação de tratamento de água ) para aumentar os abastecimentos de água para Aroeiras e gado Bravo através de recursos da Funasa segundo o Engenheiro Ronaldo Meneses (Cagepa), sendo que nesta reunião foi ainda asseverado pelos integrantes da Cagepa na reunião que o consumidor a que lhe fosse apresentada conta de água sem a mesma ser distribuida a poderia entregar em qualquer uma das Regionais da empresa e a mesma seria cancelada, na reunião foi ainda pedido o apoio da Policia de Aroeiras através do delegado Dr. Ewerton no sentido de a policia acompanhar os elementos da Cagepa em ações de retirar e apreender equipamentos e instrumentos ilícitos de desvio de água.


António Góis

Novela da falta de água em Aroeiras...mais provas.

Documentos relativos de uma reunião na Promotoria de Aroeiras


O nosso portal divulga hoje mais um documento oficial e assinado de uma das primeiras reuniões na Promotoria de Justiça de Aroeiras sobre a falta de água, ora e segundo este documento que publicamos estiveram presentes nesta reunião am 2010 Gilseppe de Oliveira Sousa ( prefeito da cidade), Austerliano Evaldo de Araújo ( prefeito de Gado Bravo), E como representantes da Cagepa Ronaldo Amancio Meneses, Giovanni Alves Venâncio, Murilo Borges Barreto e Tamires Marinho da Silva além do Capitão Vamberto dos Santos Moreira ( Policia Militar) e o Vereador Iranildo Firmino Normando ( Pedro Velho ), da ordem de trabalhos destaque para a irregularidade no abastecimento de água á cidade a qual segundo a Cagepa de se devia já na altura ao grande número de ligações clandestinas existentes, sendo que também já em 2010 se falava nesta reunião da licitação de uma estação de tratamento de água, e igualmente ficaram estabelecidos os dias em que a água iria chegar a casa dos aroeirenses, o que como se constatou depois não foi cumprido o acordo. E assim caro internauta vão se passando os anos sem que a situação se resolva.


António Góis


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Estádio Municipal João de Brito Lira ao abandono.

A nossa reportagem foi ver em que estado se encontra o Estádio Municipal...




Um espaço destinado ao desporto e que acolhe sempre várias centenas de cidadãos quando acontece ali qualquer evento está no estado que as fotos documentam. Bancadas mal cuidadas e cheias de ervas daninhas, balneários impróprios e imundos, portões destruídos, esgotos a céu aberto em pelo menos três locais do Estádio, rede de proteção do gol destruída e mais, infelizmente muito mais viu e constatou a nossa reportagem no local, o Estádio deveria e poderia estar bem cuidado e ser um ponto de referência desportivo para os Aroeirenses e para quem nos visita mas sinceramente é um local de vergonha e descaso das entidades competentes, vale lembrar que por exemplo ainda o mês passado aconteceu ali um encontro de carros Tunning e rebaixados e que muitas centenas de pessoas de Aroeiras mas também de muitas outras cidades se encontraram ali para o evento...UMA VERGONHA este cartão de visita que a cidade apresenta aos visitantes. Só me vem á cabeça uma ou duas palavras...LAMENTÁVEL e DEPLORÁVEL, e por aqui me fico.

António Góis

terça-feira, 1 de maio de 2012

Cidadão aroeirense com documentos que comprometem a prefeitura local.

Silvio da Bucha entregou á nossa reportagem documento oficial da Cagepa.

Foi o cidadão Silvio da Bucha quem procurou a nossa reportagem e entregou um documento oficial da Cagepa datado, assinado e protocolado denunciando á gerência de regional de Borborema os desvios de água em Pedro Velho relativamente á barragem que serve a população de várias cidades, o documento é assinado por Giovanni Alves Venâncio ( mat. 11.362-0 ) na altura o Coordenador local da Cagepa em Aroeiras. o documento como pode ser visto aqui faz acusações muito graves contra um diarista, ligado á tendência politica da Prefeitura de Aroeiras e pago por ela mesma para fazer acções criminosas na adutora da Barragem, acusando igualmente a Coordenadora de Pedro Velho de saber de tudo bem como a prefeitura da cidade. Este é APENAS um dos documentos que a nossa reportagem divulga agora mas estamos na posse de mais e em tempo útil iremos informando os cibernautas de todo o desenrolar do caso.Leia com atenção o documento e tire as suas conclusões.

 António Góis