segunda-feira, 30 de julho de 2012

Moradores de Aroeiras descontentes.

Dnª Ivanilda Mendes é apenas um dos depoimentos que recolhemos.

Dnª. Ivanilda Mendes, senhora de 71 anos e moradora na Ladeira do Chico falou e desabafou com a nossa reportagem sobre a cidade de Aroeiras, senhora sem mêdo de dar a cara e enfrentando tudo e todos, hoje com o marido doente e numa cama, senhora que trabalha árduamente e que nasceu mesmo na Ladeira do Chico, neta de importantes senhores de outros tempos da cidade, dos Souza e dos Mendes, falou sobre o seu descontentamento sobre o estado atual da cidade, Dnª. Ivanilda falou sobre a insatisfação de muitos aroeirenses que tiveram que sair da cidade para os grandes centros urbanos, que nunca viu grandes progressos na cidade e que Aroeiras só cresceu para o pior com a crescente onda de assaltos, de traficantes de droga, de vícios generalizados e de falta de respeito e amôr ao próximo, a população cresce mas o desemprego também, politica e administração muito precárias, saúde e educação quase inexistente e por aí vai...Os administradores da cidade pouco se interessam pela população, a estrada da Ladeira do Chico como muitas outras sem acessos viários minimos, a água esse bem tão precioso só a que vem do céu, indústria e fonte de emprego não há e quem enriquece com os aroeirenses que aqui gastam a sua parca renda vai investir em outras cidades e estados quando deveria era fazer isso mesmo na cidade e pelos habitantes. A aroeirense deixa um apêlo a quem de direito...não é só pedir votos na altura de eleições e prometer o que depois não se cumpre, é assumir com o povo que os elege uma postura de verdade e de apoio, de compreensão e agradecimento, de trabalhar a sério e com vontade pela cidade e pelos aroeirenses.

António Góis

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Padroeira de Tapuía leva milhares á sua festa.

Todo dia 26 de Julho a localidade fica pequena para tanta gente.

Foi um dia grande, de festa e louvor á padroeira de Tapuia, pequena localidade pertencente a Gado Bravo, pequena mas organizada e que recebe todos os anos milhares de visitantes para os festejos. Este ano e por ser ano de eleições, além do povo devoto á padroeira juntaram-se politicos, simpatizantes e amigos de todas as alas partidárias e candidatos ás próximas eleições, quer de Gado Bravo, Aroeiras e outras localidades vizinhas,como as fotos documentam, e politicas á parte conseguimos perceber que todos conviveram de maneira simpática, salutar e saudável e foi realmente impressionante o número de pessoas que se juntaram em Tapuia, para ouvir e dançar bom forró e pé de serra com comida, bebida e muita animação.

António Góis





sábado, 21 de julho de 2012

Alerta aos banhistas da Paraíba.

Seis praias a evitar se quiser garantir a sua saúde.

Os banhistas devem evitar pelo menos seis praias localizadas na Paraíba durante os próximos dias. O motivo foi o fato de terem sido classificadas como impróprias para banhos pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).Em Lucena, no Litoral Norte da Paraíba, as praias Gameleira e Fagundes são as referenciadas. Em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, os banhistas devem evitar a Praia do Jacaré na margem direita do estuário do rio Paraíba.Em João Pessoa, a Praia Bessa tem igualmente água imprópria e a Sudema alerta para ser evitado o trecho que fica 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura do Maceió Bessa I. No Litoral Sul da Paraíba, a Praia de Pitimbú e a Praia de Acau/Pontinha também se encontram na mesma situação. A Praia de Acau/Pontinha é localizada no município de Pitimbú e a  área imprópria para banho está localizada 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho.As restantes 50 praias estão classificadas como seguras e com água própria para os banhistas variando entre as categorias, excelente, muito boa e satisfatória. A Sudema recomenda aos banhistas que evitem as praias localizadas em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente. A classificação é válida até emissão do próximo relatório no dia 27 de julho.

 

António Góis

Paraíba sem carreatas politicas este ano.

Várias dezenas de cidades aderem a não realizarem carreatas politicas nas próximas eleições.

Ainda esta semana foram igualmente os principais candidatos ás próximas eleições de Aroeiras que se reuniram com o Juiz da cidade ( Dr. Alex ) e assumiram a postura de não realizarem carreatas politicas durante a campanha politica para este ano de 2012. Igualmente mais 39 cidades de todo o estado se juntaram á iniciativa.A polêmica envolvendo as carreatas está se alastrando por todo o Estado e até ontem, 39 cidades já haviam confirmado que não irão realizar o evento durante o período eleitoral. Destas, dezoito ficam no Brejo paraibano, oito no Cariri, cinco no Sertão e quatro na Zona da Mata, além de João Pessoa. Outros municípios têm reuniões programadas nas Zonas Eleitorais, na  próxima semana, e também poderão aderir à não realização das carreatas sendo que terão que obedecer às normas da portaria que regulamenta o evento.A excepção á regra para já é em Campina Grande já que esta semana Os candidatos a prefeitura daquela cidade participaram de uma reunião em conjunto com a Associação Comercial para votar a favor ou contra o uso das carreatas durante o período eleitoral. Sendo que a votação não teve resultado unânime, e por esse motivo e por enquanto as carreatas serão mantidas. Quatro candidaturas votaram contra, enquanto três votaram a favor.O direito à realização das carreatas é garantido por lei e não existe nenhum tipo de proibição, a menos que todas as candidaturas decidam a votação contra. Após a reunião desta quarta feira, uma ata foi assinada pelos sete participantes e será entregue aos juízes eleitorais.O encontro aconteceu no auditório da Associação Comercial e também contou com a participação de vários representantes de órgãos públicos e privados, como a Polícia Militar. O Ministério Público, que também participou da reunião, informou que, caso as carreatas sejam aprovadas para a campanha eleitoral, irá entrar com um pedido à Justiça para que as principais ruas da cidade não sejam prejudicadas, como a avenida Floriano Peixoto, Brasília, Canal e Manoel Leonardo Gomes.

António Góis

quarta-feira, 11 de julho de 2012

História da Paraíba: Resistência Indígena e Dominação do Litoral

Cultura é sabedoria...o saber não ocupa lugar.

Como surgiu a Paraíba? Quais os objetivos dos portugueses quando conquistaram seu território? Qual o papel dos índios nessa conquista? Como se deu a ocupação inicial?

Essas são importantes questões relativas à conquista da Paraíba. A maior parte da historiografia paraibana, infelizmente, trata-as de forma equivocada, preconceituosa, insatisfatória, portanto. Divulga-se, assim, uma concepção apologética da História da Paraíba, que se concentra no enaltecimento de alguns personagens (brancos europeus), elevando-os à condição de heróis e tratando nossos índios como povos inferiores, selvagens, bárbaros, preguiçosos, conforme os denominavam os portugueses.

Quando o rei de Portugal criou as capitanias hereditárias, não existia entre elas a capitania da Paraíba. O território que, aproximadamente, corresponde a atual Paraíba era ocupado pela capitania de Itamaracá, cujo donatário não teve condições de tomar conta, deixando-as praticamente inexplorada, dominada pelos índios e frequentada pelos índios franceses que, "amigos" dos índios vinham constantemente buscar pau-brasil.

Enquanto isso, a capitania de Pernambuco, vizinha de Itamaracá, já estava muito próspera devido a grande produção de açúcar. Contudo, os senhores de engenho de Pernambuco sentiam-se incomodados pela vizinhança dos índios que habitavam Itamaracá, alegando que eles invadiam suas terras, destruíam suas lavouras e, instigados pelos franceses, os hostilizavam.

Por outro lado, ocorria que os franceses, diferentemente dos portugueses, não pretendiam tomar as terras dos potiguara e escravizá-lo, seu relacionamento com os índios era "amistoso". Os potiguaras trabalhavam para os franceses, extraindo pau-brasil e embarcando-o em troca de objetos variados. As hostilidades dos portugueses com os potiguaras se agravaram muito após a chamada "Tragédia de Tracunhaém."

Esse episódio ocorreu devido ao rapto e posterior desaparecimento de um índia, filha do cacique potiguar, no Engenho de Tracunhaém (Pe.). Após receber a comitiva constituída pela índia e seus irmãos, vindos de viagem, após resgatar a índia raptada, para pernoite em sua casa, um senhor de engenho, Diogo Dias, provavelmente escondeu-a, de modo que quando amanheceu o dia a moça havia desaparecido e seus irmãos voltaram para sua tribo sem a índia. Seu pai ainda apelou para as autoridades, enviando emissários a Pernambuco sem o menor sucesso. Os franceses que se encontravam na Paraíba estimularam os potiguaras à luta. Pouco tempo depois, todos os chefes potiguaras se reuniram, movimentaram guerreiros da Paraíba e do Rio Grande do Norte e atacaram o engenho de Diogo Dias. Foram centenas de índios que, ardilosamente, se acercaram do engenho e realizaram um verdadeira chacina a morte de todos que encontraram pela frente: proprietários, colonos e escravos, seguindo-se o incêndio do engenho.

Mediante tal fato e os angustiosos apelos de habitantes de Pernambuco, o rei de Portugal criou a Capitania Real da Paraíba, desmembrando-a da capitania de Itamaracá. Às vésperas do início das tentativas de conquista da Paraíba, habitavam seu território duas tribos indígenas, separadas apenas pelo Rio Paraíba. Além dos potiguaras, que já habitavam a Paraíba, vieram da região do Rio São Francisco os tabajaras. Havendo sofrido traição de portugueses Pirajibe, chefe dos tabajaras, resolveu abandonar a aldeia onde morava e, após percorrer o interior, chegou à Paraíba com sua tribo.

Assim, potiguaras e tabajaras dividiam entre si a capitania da Paraíba. Ao norte o Rio Paraíba habitavam os potiguaras e ao sul os tabajaras. Em 1585, os tabajaras estavam aliados aos potiguaras impedir a conquista da Paraíba. Criada a Capitania Real da Paraíba em 1574, apenas em 1585 efetivou-se sua conquista e ocupção.

Ora, por que tanto tempo? Mais de dez anos de lutas! Quais as dificuldades?

A dificuldade maior era a resistência dos índios, sua combatividade, sua coragem. Apenas de consideras inferiores, lutavam bravamente para impedir a perda de seu território e evitar que fossem escravizados pelos colonos.

Durante mais de dez anos, foram realizadas mais de cinco tentativas de conquista. Não vamos aqui narrar cada uma das expedições. Episódios variados marcam cada investida dos colonizadores. Ataques dos índios e desvios de rota foram os fatos mais frequentes.

Ocorreu até um fato inusitado: por conta das más condições da navegação houve a devolução de uma frota ao porto de origem.
As lutas entre os conquistadores e os índios foram muitas e, frequentemente, os índios levavam vantagem. De início, as expedições eram organizadas apenas por portugueses. Porém, com a dominação da Espanha sobre Portugal, a partir de 1580, alguns espanhóis juntaram-se aos portugueses nas tentativas de conquista da Paraíba.

A associação de portugueses e espanhóis visando a conquista, ao invés de facilitá-la, dificultou-a muito mais. Os desentendimentos entre eles eram frequentes. Entravam em conflito, concorrendo pelo comando das operações de guerra e da administração pessoal. Assim, as desavenças entre portugueses e espanhóis contribuíram para retardar mais ainda a conquista.

A conquista definitiva da Paraíba somente foi possível, quando os portugueses conseguiram a adesão dos tabajaras em luta contra os potiguaras. Aproventando-se do desenvolvimento entre as duas tribos, o ouvidor-geral Martin Leitão enviou emissários a Pirajibe (ou Braço de Peixe, cacique tabajara) oferecendo-lhe aliança contra as tribos potiguaras.

Assim, com a ajuda dos tabajaras, os colonizadores conseguiram iniciar a ocupação da terra. Daí em diante, assiste-se a um verdadeiro extermínio, cada vez que os índios resistiam eram mortos em massa. Tratava-se de fazer a "limpeza do terreno", como afirmavam os portugueses e nos informa o historiador Horácio de Almeida:

"Em fins de janeiro estavam todos de volta ao interior. Agora ia ter começo o povoamento da Paraíba, porque este era o principal objetivo depois das escaramuças militares, que se impunham como limpeza do terno para desenvolvimento da conquista". (ALMEIDA, 1978:93).

Os índios que colaboraram com os colonizadores e os que a eles se renderam foram utilizados como mão-de-obra na lavoura, nos engenhos e na construção de obras para a edificação da cidade de Nossa Sra. das Neves (atual cidade de João Pessoa).

Além dos colonizadores, não podemos esquecer o papel da Igreja nessa conquista. Religiosos de diversas ordens: jesuítas, franciscanos, carmelitas e beneditinos, através das chamadas missões, "domesticavam" os índios ou seja, "faziam sua cabeça" para a aceitação do domínio do homem branco, para a perda de seu território e de sua própria identidade.

Vejamos como poeta Luiz Nunes Alves, autor da História da Paraíba Em Versos, relata os fatos ocorridos a 5 de agosto de 1585 com a celebração da paz com os tabajaras:

"Dois meses depois da luta
João Tavares conquistou
Pirajibe e sua tribo
E com ele reatou
Relações de amizade,
Que com muita vaidade,
Martin Leitão festejou,

A benfazeja aliança
O inimigo atacava
E o desejo comum
Dia a dia se arraigava
Visando a um só ideal
O núcleo colonial
Que então se iniciava.

E o marco da conquista
Sem dúvida estava ficando
Por soldados, jesuítas
Muito bem testemunhado
Sob as bênçãos de Jesus
A fé ergueu uma cruz
Tudo estava iniciado."

Fonte : " algosobre"

 

António Góis

sábado, 7 de julho de 2012

Politica Internacional, Nacional e Paraíbana mais pobre.

Morreu hoje sábado 07 de Julho o Ex-Governador Ronaldo Cunha Lima.

Tinha 76 anos e morreu hoje na casa de familia em João Pessoa uma das grandes figuras da politica brasileira e principalmente Paraíbana. Ronaldo Cunha Lima morreu vitima de cancêr do pulmão, doença detetada em 2011 segundo as informações de seu filho Cássio Cunha Lima, conhecido e popular Senador brasileiro. Aqui deixamos toda a vida e história do politico e poeta:

 

Ronaldo José da Cunha Lima (Guarabira, 18 de março de 1936- João Pessoa, 07 de Julho de 2012) foi um poeta e político brasileiro.

Filiado ao PSDB, Cunha Lima foi governador da Paraíba entre 1991 e 1994. Durante o período que governou o estado, cometeu tentativa de homicídio, disparando três tiros contra o seu antecessor, Tarcísio Burity, em um restaurante da capital João Pessoa, no episódio conhecido como 'Caso Gulliver'.

Foi senador da república entre 1995 e 2002 e deputado federal entre 2003 e 2007. Em outubro de 2007 renunciou ao cargo de deputado para não ser julgado pelo processo do 'Caso Gulliver' no STF, o que provocou duras critícas do relator do caso Joaquim Barbosa.

É pai do ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima.

No dia 26 de julho de 2011, seu filho Cássio Cunha Lima, anunciou ao público o dignóstico de sua doença: " O diagnóstico do Poeta foi fechado: Adenocarcinoma no pulmão esquerdo. Ele fará apenas radioterapia e ficará curado. Obrigado pela solidariedade" escreveu. O tratamento começou a ser realizado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, sob a coordenação do cirurgião torácico Riad Younes.


Biografia

Estudou no Colégio Pio X e no Colégio Estadual do Prata em Campina Grande. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da UFPB. É casado com Maria da Glória Rodrigues da Cunha Lima com quem tem 4 filhos: Ronaldo Cunha Lima Filho, Cássio Cunha Lima, Glauce "Gal" Cunha Lima e Savigny Cunha Lima.

Em 1951, iniciou a vida como vendedor de jornais, depois como garçom, no restaurante do seu irmão Aluísio, trabalhou na Associação Comercial de Campina Grande, na Rede Ferroviária do Nordeste e no Cartório de D. Nevinha Tavares, tudo isso para custear os seus estudos e ajudar as despesas domésticas, porque o seu pai, pobre, faleceu muito cedo, deixando D. Nenzinha com a responsabilidade de criar e educar a família numerosa. Ronaldo também desde jovem, já demonstrava vocação para a política.

Carreira política

Ainda estudante, Ronaldo foi representante estudantil e vice-presidente do Centro Estudantil Campinense.

Começou a sua carreira política sendo vereador de Campina Grande, e prefeito eleito em 1968, com posse em 31 de janeiro de 1969. Em 14 de março de 1969 teve os seus direitos políticos cassados, passando dez anos no ostracismo, indo para São Paulo depois para o Rio de Janeiro recomeçando a sua carreira de advogado. Anistiado, em 1982, foi reconduzido à prefeitura de Campina Grande, pelo voto popular, no seu mandato á frente da PMCG (1983/1989) teve como Vice-Prefeito Antônio de Carvalho Souza, um vice muito atuante na Administração, o qual assumiu a titularidade do mandato por trinta e três vezes no curso do mandato. Construiu o Parque do Povo com um projeto já criado pelo prefeito precedente Enivaldo Ribeiro, a terceira adutora, a Casa do Poeta, dentre outras obras. Foi governador do estado da Paraíba (1991/1994), Senador da República (1995/2002) e foi deputado federal, eleito em pela 1ª vez em 2002 com mais de 95 mil votos e reeleito em 2006 com 124.192 votos.

Poesia

Estudioso da obra do poeta Augusto dos Anjos, Ronaldo participou com brilhantismo, do programa de televisão, Show sem Limite, respondendo sobre a vida e a obra do grande poeta paraibano.

È autor da petição em versos intitulada de " Habeas Pinho" que está espalhado por diversos escritórios de advocacia , restaurantes e bares do Estado da Paraíba.

Membro da Academia Campinense de Letras, Membro do Conselho Federal da OAB. Ronaldo Cunha Lima ingressou na Academia de Letras em 11 de março de 1994, saudado pelo acadêmico Amaury Vasconcelos.

Em 2004, Ronaldo foi indicado para ocupar uma cadeira na Academia Paraibana de Letras (APL).

Ronaldo, lançou, entre outros livros, são eles:

  • 50 canções de amor e um poema de espera, 1955

  • Livro dos tercetos - Em defesa da língua portuguesa (discurso no Senado Federal, 1998)

  • 3 seis, 5 setes, 4 oitos e 3 noves - grito das águas (discurso no Senado Federal, 1999)

  • A seu serviço II, 1999

  • A seu serviço III, 2000

  • Roteiro sentimental – fragmentos humanos e urbanos de Campina Grande, 2001.

  • Breves e leves poemas, 2005

  • Velas Enfunadas, poemas à beira mar - Idéia/Forma - Editora , 2010

  • Poesias Forenses, Grafset/Max Limonad Editora João Pessoa - PB, 2002

  • Sal no rosto - sonetos escolhidos, Editora José Olympio, 2006

  • Poemas de sala e quarto, Geração Editorial, 1992

  • Poemas amenos, amores demais - Gráfica JB 2003

  • Azul itinerante, poesia policrômica - Editora José Olympio, 2006

  • Versos gramaticais, 1994

  • As flores na janela sem ninguém - uma história em verso e prosa , Editora José Olympio 2007

Caso Gulliver

Em 5 de novembro de 1993, o então governador da Paraíba, Ronaldo Cunha Lima disparou três tiros contra o seu antecessor, o ex-governador Tarcísio Burity (quando este almoçava com amigos) no Restaurante Gulliver em João Pessoa. Cunha Lima não aceitou as duras críticas e acusações que Burity supostamente fez ao seu filho Cássio Cunha Lima (na época do fato superintendente da SUDENE) em um programa de televisão local.

Tarcísio Burity ficou vários dias em coma, mas conseguiu sobreviver ao ataque. Ele morreu dez anos depois no dia 8 de julho de 2003, vítima de falência múltipla dos órgãos e de parada cardiocirculatória.

Renúncia

No dia 31 de outubro de 2007[1]. Ronaldo Cunha Lima renuncia ao mandato de deputado federal. A carta de renúncia foi entregue à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. De acordo com a carta, a renúncia é "em caráter irrevogável e irretratável".

O Supremo Tribunal Federal já havia marcado o julgamento de processo contra Cunha Lima pelo atentado a vida do ex-governador Tarcísio Burity. Com a renúncia ao cargo, o deputado perde seu foro privilegiado e o processo deverá ser enviado à Justiça comum.

Doença

O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), confirmou no dia 26 de Julho de 2011, via twitter, a situação da saúde do ex-governador da Paraíba e seu pai Ronaldo Cunha Lima, onde escreveu: " O diagnóstico do Poeta foi fechado: Adenocarcinoma no pulmão esquerdo. Ele fará apenas radioterapia e ficará curado. Obrigado pela solidariedade". Segundo Cássio Cunha Lima, um especialista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, confirmou o diagnóstico como sendo Adenocarcinoma no pulmão esquerdo. Ronaldo foi diagnósticado com nódulos no pulmão devido ao fumo excessivo de cigarros. Ele fez as sessões de radioterapia no Hospital Sírio Libanês em São Paulo e a doença foi contida. Faleceu no dia 7 de julho de 2012, em decorrência do câncer que ele lutava desde 2011, na sua residência em João Pessoa. "Os Poetas não morrem! O Poeta Ronaldo Cunha Lima, após uma vida digna, descansou" Cássio Cunha Lima, noticiando a morte de seu pai, através do Twitter.

( Fonte : Wikipédia )

 

António Góis




Candidato Wilder em entrevista de rádio.

Foi este sábado que Didiu esteve na Web Rádio em entrevista.



Este sábado em entrevista na Web Rádio de Aroeiras, Wilder ( Didiu  ) em conversa com Chintia falou muito sobre o problema das drogas a nível mundial mas afetando uma parte da população aroeirense e principalmente muitos jovens da cidade, Wilder falou sobre preocupações e objetivos para a juventude de Aroeiras em relação ás dependências quimicas principalmente com as drogas. O candidato a Vereador nas próximas eleições de Outubro teve também oportunidade de revelar alguns dos seus comprometimentos para com a população, assumindo a sua candidatura como séria e com fortes bases para vencer, mas também garantindo sob palavra de honra que vencendo a batalha a que propõe irá cumprir com o que prometer e fazer com todo o empenho o melhor para renovar Aroeiras e melhorar o dia a dia dos aroeirenses, Renovação foi aliás a palavra de ordem nas palavras de Didiu, que fez questão de afirmar que a educação, saúde e obras publicas de saneamento e sanidade bem como apoio aos jovens de aroeiras serão as suas prioridades na Câmara Municipal caso venha a vencer.


António Góis



Obras de sanidade urgente em Aroeiras

Matadouro Municipal não tem condições e está situado junto ao cemitério.


Uma das principais obras de sanidade na cidade de Aroeiras que já deveria ter acontecido há muito, muito tempo deveria ser a re-localização do atual Matadouro Municipal situado na rua de acesso ao conjunto CEAP mesmo ao lado do cemitério, a situação é muito complicada e constrangedora para quem quer levar o seu ente querido até á última morada. O cemitério, um local sagrado e de veneração religiosa e familiar tem que conviver com mau cheiro e urubús nos dias de abate de gado no matadouro mesmo ao lado, moscas e todo o tipo de animais são atraídos nos dias de matança e se por acaso coincidir com dias de funerais a situação fica mesmo muito crítica e parece impossível que ninguém das autoridades competentes " se toque " e reveja este cenário. Será que os senhores importantes e que governam a cidade iriam enterrar um ente querido naquele espaço???Quem puder que responda.

António Góis

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Finalmente aconteceu a inauguração do Hospital de Aroeiras.

Dia 05 de Julho, um dia importante na vida dos Aroeirenses.

Final do dia 05 de Julho de 2012, Gilseppe Oliveira de Souza, seu pai e amigos juntaram-se para inaugurarem o Hospital de Aroeiras, uma instalação a funcionar apenas como recurso há muitos anos e que era uma pretensão dos cidadãos aroeirenses, até mesmo porque uma cidade com 20.000 habitantes sem um espaço próprio por exemplo para as gestantes darem á luz os seus bébés era quase uma aberração social, sendo que nesses casos teriam que se deslocar ás cidades vizinhas de Queimadas ou Campina Grande, também outros casos como doenças graves e feridos de acidentes e afins tinham sempre que ser socorridos nas cidades atrás mencionadas o que criava várias situações de desconforto e gravidade. O hospital, criado há vários anos estava apenas a funcionar mais como posto de primeiros socorros muito em parte por questões politicas mas na verdade quem sofria com tal situação eram os aroeirenses. A inauguração aconteceu com pompa e circunstância, agora vamos todos esperar que esta pretensão tão aguardada pelos cidadãos cumpra os requisitos para a qual foi criada e tão aguardada. Nota para os grupos banda Luan e Forró Estilizado que animaram a inauguração do hospital de Aroeiras.


António Góis


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Termina o prazo hoje.

Registo oficial de candidatos terminou hoje.

O candidato a Vice Prefeito ás próximas eleições de Aroeiras jailson Andrade convidou a nossa reportagem a compartilhar com ele e seus parceiros de lista este ultimo dia para ser feito o registo oficial das candidaturas e também para percebermos o que correm os politicos para oficializarem a sua candidatura e assim foi, passámos boa parte da manhã e da tarde correndo de um lado para o outro, fazendo fotos, registando momentos e assistindo ao corre corre de politico de instituição em instituição na cidade para conseguir todos os documentos necessários e exigidos por lei. Vida de politico cansa!!!


António Góis



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Chuva forte e temporais em Aroeiras.

Nas últimas duas semanas a chuva chegou com força á região.

Para quem pensava que a chuva não vinha ela chegou com força e nas últimas duas semanas alagou estradas e caminhos um pouco por toda a cidade e arredores. estradas já dificeis de circular por elas ficaram ainda pior mas na verdade e apesar de todos os inconvenientes os cidadãos de todos os lugares, no centro ou arredores ficaram muito satisfeitos com esta benção de água caindo do céu que enche cisternas e ajuda em muito a agricultura e pastagens para o gado: Na verdade meteorologistas e especialistas da área afirmaram sempre que estes meses seriam de seca principalmente no Sertão e Nordeste do Brasil, região onde se enquadra a Paraíba mas S.Pedro ( habitualmente o santo das chuvas e da água ) resolveu ser benevolente e para quem se queixava e via as suas pastagens e colheitas a pedir água já não pode reclamar. Bendita água...

 

António Góis

Domingo em festa com Chicão e Jailson.

Visitas e passeio em convivio e boa disposição.







  Foi um domingo em festa e convivio amigável com os pré candidatos a Prefeito e Vice prefeito Chicão e Jailson, visitando amigos e cidadãos em geral, a festa começou logo de manhã na casa do cidadão Miguel na cidade e seguiu depois para Chã Grande terminando em Carapébas mesmo junto ao rio, num espaço muito agradável e bonito. Muitos amigos e apoiantes de ambos os acompanharam neste dia e se divertiram juntamente como as fotos documentam. Para Chicão e Jailson, dias assim servem para, além da confraternização para cada um perceber melhor o apoio e carinho que todos sentem mutuamente e ganharem forças para se unirem num objetivo comum. Um dia bem passado sem nenhum incidente e que primou pela boa disposição e humor entre todos com muito forró, comida e bebida até ao final do dia.

 

António Góis                                                                           

domingo, 1 de julho de 2012

Convenção politica do PMDB.

Aconteceu na sexta feira dia 29 em Aroeiras.

Acompanhado do pai, do atual nº.2 da Prefeitura ( Dr. João Reis ) e dos restantes pré candidatos ás próximas eleições para a Prefeitura e Câmara de Vereadores de  Aroeiras, Giuseppe de Oliveira apresentou-se aos cidadãos de Aroeiras nesta sexta feira, Casa cheia e muitos aplausos ás candidaturas marcaram o inicio do " Jogo politico " de Aroeiras para este ano de 2012. Da parte do PMDB de Giuseppe, esta batalha que se aproxima ficaria mais tranquila se o partido fizésse uniões o que veio a acontecer conforme constatado. O PMDB aliou-se assim ao PT,PSC e PCdoB. Assim sendo o candidato a prefeito é Giuseppe de Oliveira sendo o Vice Prefeito o Dr. João Reis.De resto e com as coligações perfilam-se para se candidatarem ao lugar de Vereador na cidade 23 candidatos de todas as forças politicas aliadas ao PMDB para Aroeiras.


António Góis