quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

96% dos turistas pretendem voltar à Paraíba.

Os dados mostraram que 36,94% dos entrevistados estavam visitando o estado pela primeira vez,

A beleza das praias, os pontos turísticos e a receptividade dos paraibanos são alguns dos itens que encantaram os turistas que vieram à Paraíba neste verão. Como prova da satisfação, 96,33% dos visitantes afirmaram que pretendem voltar ao estado. Mais que isto, 98,07% dos turistas estão dispostos a indicar a Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) como roteiro turístico. Os dados integram a Pesquisa sobre o Desempenho doTurismo na Região Metropolitana de João Pessoa, a maior e mais completa análise do perfil do turista que visita o estado, desenvolvida há oito anos pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba.
De acordo com o estudo, 66,73% dos entrevistados tiveram suas expectativas correspondidas ao visitar o estado e para 29,59% estas expectativas foram superadas. Apenas 3,29% dos turistas tiveram expectativas abaixo do esperado. O turismo de lazer foi o responsável pelo maior número de visitantes, totalizando 63,14%; enquanto o turismo familiar respondeu por 32,84% das visitas.

Os dados mostraram que 36,94% dos entrevistados estavam visitando o estado pela primeira vez, resultado 4,52 p.p superior ao registrado no ano passado. A pesquisa também revelou que 63,06% já estiveram na RMJP pelo menos uma vez anteriormente, o que mostra um elevado grau de satisfação do turista. A pesquisa mostrou que o tempo médio de permanência dos visitantes é de nove dias.
O levantamento apontou também que 17,02% dos turistas que visitaram a RMJP também foram a outrascidades do estado. Campina Grande foi a mais procurada (40,91%), seguida por Patos e Guarabira (com 11,36% cada), Sousa (6,82%) e Areia (5,68%).

Entre as principais razões da escolha da RMJP como destino para o turismo de lazer está a beleza das praias, escolhida por 57,06%, e a visita a familiares ou amigos, citada por 44,87%. “É muito importante detectar os principais motivos que levaram os entrevistados a visitar a Região Metropolitana de João Pessoa, pois essas informações servem de subsídios para o planejamento setorial visando desenvolvimento do turismo”, afirmou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba, Marconi Medeiros.
Um percentual de 19,99% dos turistas afirmou que tomou conhecimento dos atrativos da região através da internet. Por outro lado, a indicação de agências de viagens ficou com 2,71% das respostas e a propaganda e publicidade do estado com 10,90%.
Fonte: Pbagora

António Góis

Nenhum comentário:

Postar um comentário