quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Campanha 'SOS Seca' propõe comissão para vistoriar açudes.

Mais de 120 mil paraibanos já assinaram o documento da campanha, cobrando do governo federal ações que reduzam os efeitos da estiagem no Nordeste.

Depois da 'Caravana da Transposição' e da 'Caravana da Seca', deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) planejam criar uma comissão para vistoriar a situação dos açudes que abastecem as cidades da Paraíba. Foi o que adiantou o deputado estadual Assis Quintans (DEM) durante a solenidade de adesão da Associação Comercial de Campina Grande (ACCG) à campanha 'SOS Seca'. Mais de 120 mil paraibanos já assinaram o documento da campanha, cobrando do governo federal ações que reduzam os efeitos da estiagem no Nordeste.
Quintans informou que o projeto para a instalação da comissão será apresentado quando forem retomados os trabalhos na ALPB, após o Carnaval. Se aprovada, a comissão iniciará as vistorias pelo Açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Açude de Boqueirão, responsável pelo abastecimento de Campina Grande.
O objetivo é propor ações em conjunto com o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) e Ministério Público (MPPB) para coibir o desperdício de água.
“A iniciativa nossa e dos demais deputados é de criarmos uma comissão e visitarmos toda a bacia hidráulica e bacia de contribuição para verificar a situação real, a fim de que sejam tomadas medidas administrativas junto ao Dnocs e junto ao Ministério Público”, explicou Quintans.
O foco da Comissão será combater o desvio da água que abastece o Açude de Boqueirão para irrigações irregulares. A ação poderá ser ampliada para outros mananciais.
METAS
A campanha 'SOS Seca', promovida pela ALPB recebeu ontem a adesão da ACCG. A meta é obter só em Campina Grande mais de 50 mil assinaturas ao documento que cobra ações do governo federal de combate à estiagem. Segundo o deputado Assis Quintans, coordenador da campanha, a estimativa é de que mais de 120 mil paraibanos já aderiram à campanha.
"Tenho certeza de que a área polarizada por Campina Grande vai ficar de mãos dadas a fim de trazer a solidariedade a esta iniciativa da Assembleia para sensibilizarmos o governo federal.
Aqui a campanha vai 'bombar' e mais de 50 mil assinaturas vão brotar de Campina Grande”, previu Quintans.
O presidente da ACCG, Álvaro Barros, assinou o documento que será entregue ao governo federal garantiu que a coleta de assinaturas será feita em todo o comércio da cidade.
“Vamos fazer um chamamento a todos os sócios e a todo o comércio de Campina Grande, dada a importância da campanha. Vamos tentar chamar o máximo de pessoas possível para que participem”, adiantou.
Fonte: JP

António Góis

Nenhum comentário:

Postar um comentário