Procon registra alta nas reclamações de compras pela internet.
Procon registra alta de 84% nas reclamações de compras pela internet .
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Em três anos, o Procon de João Pessoa registrou um aumento de 84% nas
reclamações de consumidores que enfrentaram problemas no comércio
eletrônico. O total de queixas passou de 112, em 2009, e já chega a 206,
faltando ainda dois meses para o fim do ano.O publicitário Tiago Sitônio, de 31 anos, também teve problemas com
compras feitas através da internet. Um vez por mês ele adquire livros em
sites especializados, mas nas últimas compras teve problemas com três
exemplares. “Aconteceu com três pedidos diferentes que fiz em um período
de menos de quatro meses”, explicou o publicitário que recebeu livros
danificados.O problema mais comum denunciado no órgão é o atraso ou não entrega do
produto. Ainda estão entre os casos mais frequentes a entrega de
mercadorias com defeito e as dificuldades que os consumidores enfrentam
em cancelar ou pedir a troca da compra.
Em 2010, o Procon-JP registrou 133 reclamações no Sistema Nacional de
Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e, em 2011, foram 210.Mesmo com toda burocracia que se deparou, Tiago não desistiu e conseguiu
trocar todos os livros que estavam danificados. “ Houve uma série de
transtorno, mas eu mandei e-mail para empresa, enviei recados nos perfis nas redes sociais das marcas e consegui trocar os livros”, disse Tiago.De acordo com o Procon-JP, o artigo 49 da lei determina que o consumidor
que fizer a compra fora do estabelecimento comercial pode desistir no
prazo de sete dias após a assinatura do contrato ou recebimento da
mercadoria. Mesmo assim, o órgão recomenda que é preciso analisar a
oferta com calma e pensar se realmente precisa do produto.Marcos Araújo, coordenador do Procon-JP, recomendou que é importante
verificar se há informações suficientes para não adquirir nada errado e
verificar se não vai comprometer o orçamento. O coordenado também
recomenda que os documentos relacionados à compra devem ser guardados,
como as mensagens de confirmação do pedido, comprovante de pagamento,
contrato e o anúncio da empresa. Outra dica ao consumidor é que cheque
também qual a garantia, prazo de validade, dados do fabricante, voltagem
dos equipamentos eletrônicos e até possíveis riscos.Compra coletiva Para as compras coletivas, o Procon alerta que se o consumidor tiver problemas com a mercadoria ou serviço
adquirido, tanto o fornecedor quanto o site que mediou a venda são
responsáveis para resolver a queixa. Para garantir isso, é importante
procurar informações de identificação do site e dos fornecedores
envolvidos. É necessário também verificar a razão social, endereço,
telefone e outras formas de contato além do e-mail.Outra dica do órgão é buscar referência das empresas envolvidas,
perguntando a pessoas que já efetuaram compras se enfrentaram algum
problema. O consumidor pode pesquisar na internet se existem reclamações
contra a empresa e, inclusive, entrar em contato com o Procon para
saber se existem denúncias contra o site.
Fonte: Pbagora
António Góis
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