sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Funcionalismo da PB quer 29,5% de reajuste.

Entidades querem negociar um reajuste de 29,54% para os servidores do Estado.

As categorias do funcionalismo público estadual estão querendo sentar na mesa de negociações com o governador Ricardo Coutinho (PSB) para discutir o reajuste salarial que irá vigorar a partir de 1º de janeiro de 2013. Um pedido de audiência foi protocolado pelo Fórum dos Servidores, que é composto de onze entidades.
As entidades querem negociar um reajuste de 29,54% para os servidores do Estado. De acordo com Gilberto Paulino, secretário de Relação Institucional da CUT-PB, desde 2010 que o governo do Estado não repassa as perdas totais dos servidores e o percentual solicitado faz jus às perdas dos últimos anos. O fórum propõe a formação de uma mesa de negociação permanente com o governo do Estado, para tratar tanto de negociações salariais, quanto de outras reivindicações comuns para os servidores públicos e para a sociedade em geral.
Segundo o diretor de formação sindical do Sindifisco-PB, Almir Nóbrega, no ano passado o governador disse que receberia as categorias, mas depois surpreendeu os servidores com a definição de um percentual que não recuperou as perdas inflacionárias. “Estamos reivindicando audiências com antecedência para provocar a negociação e evitar o que aconteceu no ano passado”, explicou ele.
Os professores também solicitaram há poucos dias uma audiência ao governador Ricardo Coutinho, mas segundo o presidente da Associação dos Professores de Licenciatura Plena (APLP), Francisco Fernandes, o governador não tem nenhum interesse de negociar com os servidores. “É lamentável porque você tem uma data-base criada por ele próprio em que os atores principais não participam. As decisões são imputadas goela abaixo”, afirmou.
Os professores reclamam que as conquistas obtidas no governo de Cássio Cunha Lima, como a criação do Plano de Cargos e Carreiras, não estão sendo respeitadas pela gestão do socialista. “O nosso plano foi totalmente desestruturado no governo dele. Tivemos as progressões ignoradas”, disse o presidente da APLP.
Francisco Fernandes acrescentou que o governo falta com a verdade quando diz que cumpre o piso nacional dos professores.
Ele explicou que este ano foi dado um aumento de 10% para todo o magistério, enquanto que o reajuste do piso nacional da categoria, definido pelo Ministério da Educação, ficou em 22%. “Infelizmente não há quaisquer discussões de índices com as categorias. O governador se mostra arredio a qualquer tentativa de encontro com ele diretamente”, lamentou.
Dentre as reivindicações dos professores estão a definição das progressões horizontais e verticais, respeito ao plano do magistério, cumprimento integral do índice de reajuste do piso salarial nacional e o retorno da gratificação 'pó de giz' (Gratificação de Estímulo à Docência - GED). Fernandes lamentou que o governador não receba o funcionalismo. “Não há como você ficar alheio a um contato com as entidades de classe. Ainda mais o governador, que foi forjado dentro do movimento sindical”, afirmou.
Representantes do governo foram contactados para falar sobre as reivindicações dos servidores. A Secretaria de Finanças, por meio da assessoria de imprensa, informou que só a secretária de Administração, Livânia Farias, poderia dar as informações. No entanto, ela não foi localizada. Já no Palácio da Redenção, os assessores ligados ao gabinete do governador não souberam informar onde foi parar o pedido de audiência protocolado pelo Fórum dos Servidores.
Fonte: JP

António Góis

Nenhum comentário:

Postar um comentário