quinta-feira, 20 de setembro de 2012

UFPB aprova calendário escolar.

Várias propostas foram apresentadas pelos membros do Consepe durante o encontro, inclusive férias durante todo o mês de janeiro de 2013.


O calendário escolar para reposição das aulas dos cursos presenciais para os quatro campi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi aprovado ontem pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) por 25 votos favoráveis, nenhum contra e duas abstenções. Com isso, o reinício oficial das aulas do período 2012.1 é 17 de setembro com término previsto para 6 de novembro. A exceção é o Campus IV (Litoral Norte), que vai realizar, no próximo sábado, as matrículas automáticas dos ‘feras’ ainda do primeiro semestre (2012.1), pois está atrasado em relação aos demais devido a paralisações anteriores, desde 2007. O reitor Rômulo Polari, presidente do Consepe, não compareceu à reunião, que foi coordenada pela vice-reitora Yara Matos.    

Várias propostas foram apresentadas pelos membros do Consepe durante o encontro, inclusive férias durante todo o mês de janeiro de 2013. Porém, com poucas modificações, foi aprovado o calendário escolar proposto pelo relator José Antônio Rodrigues da Silva, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A única mudança em relação ao calendário publicado ontem pelo Correio da Paraíba foi com relação ao período previsto para matrícula dos veteranos 2012.2. Antes prevista para acontecer de 16 a 23 de novembro, passa a ser entre os dias 15 e 25 de novembro.   


Além da discussão acerca do calendário, todos os atos realizados durante o período de suspensão das atividades, a exemplo de defesas de projetos finais, tornam-se válidos. “O Consepe, no uso de suas atribuições estatutária e regimental reconhece o efeito jurídico, convalidando todas as atividades acadêmicas realizadas entre 23 de agosto e 18 de setembro”, destacou o relator.    


Sábado velado    


A possibilidade de aulas aos sábados, dia que consta no calendário acadêmico como letivo na instituição, sequer chegou a ser discutida. “Se é possível realizar atividades nos dias úteis, ou seja, se a carga horária pode ser distribuída neste período, não é necessário vir no sábado”, disse o pró-Reitor de Graduação Valdir Barbosa à reportagem. Na universidade, segundo ele, há um certo número de horas por semana para cada semestre num determinado curso. “Se as aulas programadas cabem durante a semana, não tem razão para haver aula aos sábados”, completou.  

Fonte: pbagora

António Góis

Nenhum comentário:

Postar um comentário