sábado, 2 de fevereiro de 2013

A chegada de uma mulher ao comando do TJ/PB.

A cerimônia teve início com a exibição de um vídeo-relatório da gestão do desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, que deixou o cargo satisfeito com a nova mesa diretora.


A primeira mulher a gerir o Tribunal de Justiça da Paraíba tomou posse na tarde desta sexta-feira (1º), em sessão solene ocorrida no Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto. Maria de Fátima Morais Bezerra Cavalcanti é a desembargadora que marca na história do Poder Judiciário estadual, ao ser a primeira mulher a integrar a Corte paraibana, alcançando, agora, o cargo de presidente do TJPB, no biênio 2013-2015.
A nova mesa diretora que assume junto à desembargadora Fátima Bezerra é composta, também, pelos desembargadores Romero Marcelo da Fonseca Oliveira (vice-presidente) e Márcio Murilo da Cunha Ramos (corregedor-geral de Justiça).
A cerimônia teve início com a exibição de um vídeo-relatório da gestão do desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, que deixou o cargo satisfeito com a nova mesa diretora.
“Uma mulher de vocação assume o Tribunal e eu afirmo que a magistratura paraibana e o povo paraibano podem estar seguros de que os próximos dois anos serão muito profícuos. A Justiça será célere em virtude do foco da desembargadora em torno da conciliação e mediação”, disse.
As primeiras palavras dirigidas à nova presidente do TJPB foram proferidas, em nome do Tribunal, pelo desembargador Fred Coutinho que, entre conselhos e saudações, traçou aspectos da vida da desembargadora desde a sua infância, ressaltando a maestria de seus escritos culturais, jurídicos e sociais. Ao final, falou sobre os desafios que a presidente terá de enfrentar em seu compromisso de gerir, como a falta de estrutura adequada, o excesso de processos, déficit de servidores nos cartórios, entre outros. E finalizou, depositando na nova mesa diretora, a esperança de “uma nova forma de gestão, ainda mais humana, transparente, social e harmoniosa”.
O procurador-geral de Justiça, Osvaldo Trigueiro do Vale Filho, em sua fala, se referiu ao Ministério Público como um órgão de alma feminina, “pois ao desempenhar suas atribuições ele protege, ele cuida, e isso é próprio do sentimento materno”.
Acrescentou, ainda, que o olhar feminino que comandará o Judiciário será diferenciado e positivo. “ Vamos discutir administração com intuição a flor da pele, vamos alcançar resultados com a lucidez da paciência”, afirmou, ao saudar a nova presidente.
Competência e comprometimento com a magistratura. Estas qualidades da recém-empossada foram apontadas pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, Odon Bezerra Cavalcanti, que encerrou as saudações, afirmando que a OAB já conhece a trajetória profissional da desembargadora e aposta num trabalho conjunto, para o engrandecimento do Judiciário paraibano.
Emocionada, a nova gestora do Tribunal agradeceu às presenças, falou do sonho da democracia e de uma sociedade mais justa, com igualdade de oportunidades e de gêneros. Quanto à gestão, afirmou que pretende construí-la com base na “eficiência e humanização, com plena e ampla transparência”.
A desembargadora aproveitou a ocasião para falar das ações que pretende executar à frente da administração do TJ, entre eles, a expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe); nomeação de servidores para suprir a carência de material humano nos quadros do Judiciário; incentivar à prática da conciliação; otimizar as rotinas administrativas; humanização dos trabalhos; entre outros.
“O Judiciário que eu quero não abre apenas as portas para o povo: vai até ele, procurando-lhe oferecer algo novo”, afirmou a desembargadora-presidente Fátima Bezerra Cavalcanti, assumindo o compromisso de aperfeiçoar os trabalhos judicantes da Paraíba.
O evento contou com a presença de autoridades jurídicas, políticas, eclesiásticas, entre eles, o governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho; ministros Og Nicéas Fernandes (STJ) e Francisco Falcão (CNJ); deputado Ricardo Marcelo (Assembleia Legislativa); senador Vital do Rego; deputado federal Benjamin Maranhão, prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo e conselheiro Fábio Nogueira, presidente do Tribunal de Contas/PB.
Fonte: PO

António Góis

Nenhum comentário:

Postar um comentário