segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Aberta temporada de estágios.

Logo nos primeiros semestres da faculdade a experiência prática pode abrir portas do mercado de trabalho no processo seletivo, entretanto, é através do programa de estágio que o candidato será formado e treinado.

Nos três primeiros meses do ano é aberta a temporada de estágios para estudantes, época em que as chances de conseguir uma oportunidade podem duplicar. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) estima que sejam ofertadas cerca de 7.500 vagas de estágio a cada semestre na Paraíba, oportunidade para o aluno colocar em prática os conhecimentos obtidos na instituição de ensino e conseguir uma colocação profissional no mercado.
O aumento significativo no número de vagas ocorre principalmente em virtude da reposição do quadro funcional, após o término de contratos e colação de grau. Aproveitar este período pode ser sinônimo de vaga garantida. Na hora de ser selecionado para ocupar uma vaga, a experiência na função pretendida não chega a ser uma exigência, mas pode ser um diferencial.
Logo nos primeiros semestres da faculdade a experiência prática pode abrir portas do mercado de trabalho no processo seletivo, entretanto, é através do programa de estágio que o candidato será formado e treinado.
O mercado proporciona oportunidades para vários níveis de escolaridade, como últimos anos do ensino fundamental (8º e 9° ano), médio, técnico, tecnólogos, superior, pós-graduação, educação de jovens e adultos e educação especial, em vários cursos. Podem concorrer às vagas, os estudantes que estejam regularmente matriculados numa instituição de ensino e possuam idade a partir de 16 anos.
De acordo com a coordenadora do Setor de Estágio do IEL-PB, Wenia Torres, a preparação da seleção acontece de acordo com os critérios da empresa contratante. Ao selecionar os candidatos que irão concorrer às vagas, o IEL leva em consideração o nível do estágio, período do curso, turno, valor da bolsa auxilio, atividades a serem desenvolvidas no estágio.
“Todos esses critérios são avaliados no momento da entrevista junto com seu conhecimento teórico, habilidades e atitudes”, destacou Wenia Torres, ressaltando que a Lei do Estágio (11.788) não estipula um valor máximo ou mínimo para a bolsa auxílio, remuneração que é definida pela empresa contrante.
Uma outra entidade recrutadora de estagiários é o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), através do qual os estudantes podem se cadastrar em um banco de dados. O cadastro pode ser feito através do site (www.ciee.org.br) ou nas Unidades de Operação nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. O CIEE também dispõe de um posto de atendimento no interior do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
“A seleção para estágio é feita através de encaminhamento de estudantes para as empresas que estão concedendo as vagas de estágio, após o encaminhamento, eles participam de um processo seletivo através de análise de currículos, dinâmica de grupo, entrevistas e testes; sendo aprovado nesse processo, o jovem inicia seu programa de estágio. A bolsa auxílio é uma contraprestação que a empresa necessariamente tem que pagar ao estagiário. Em estágio não obrigatório, esse valor é acordado entre as partes”, explicou o Supervisor de Unidade de Operação CIEE Paraíba, Euler Sales.
Fonte: JP

António Góis

Nenhum comentário:

Postar um comentário