sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Oito mil policiais farão segurança do Carnaval.

Plano de segurança foi apresentado na Secretaria de Segurança e Defesa Social.

Mais de oito mil homens da Polícia Militar (PM), Civil (PC) e Corpo de Bombeiros farão a segurança de 459 eventos carnavalescos que acontecerão até o dia 15 de fevereiro, em todo o Estado. O plano de segurança da operação 'Carnaval Seguro' foi apresentado ontem, na Secretaria de Segurança e Defesa Social, em João Pessoa. Conforme projeção da PM, o público esperado é de 2 milhões e 470 mil pessoas circulando nos dias de festa. A meta para a edição deste ano é reduzir em 10% o número de ocorrências.
O coronel Euller de Assis Chaves, comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, detalhou que no ano passado, foram registrados 51 homicídios durante os festejos de Carnaval. “Em 2012 tivemos uma redução de 20% em comparação ao ano anterior e a meta para este ano é reduzir ainda mais os crimes violentos contra a vida e também os crimes contra o patrimônio”.
Para o Carnaval 2013, a PM vai empregar um efetivo de 7.106 homens na cobertura de 72 municípios paraibanos. A atuação será reforçada na região metropolitana, onde os eventos ocorrem em maior número, um total de 139.
As ações policiais serão reforçadas nos blocos Virgens de Tambaú e Muriçocas do Miramar, que concentram maior número de foliões. “Cada evento foi dimensionado e a polícia atuará diante da necessidade específica. No bloco das Muriçocas, por exemplo, o incremento será de 800 homens e nas Virgens de Tambaú, de 700 a 800 homens. No dia 1º, como ocorrem nove eventos na capital, terão mais de mil homens atuando”. Segundo o coronel, em 2012, o bloco Virgens de Tambaú foi o maior em número de ocorrências do tipo “básico”, que compreendeu a um total de 700 averiguações.
No Carnaval 2013 será ampliado o policiamento velado nas áreas com maior aglomeração de pessoas, que auxiliam o policiamento ostensivo a deter, de forma preventiva, os possíveis infratores. No interior, os comandos regionais da Polícia Militar reforçarão o efetivo nos carnavais de Boqueirão, Cajazeiras, Coremas e Catolé do Rocha.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) trabalhará com foco específico nas regiões de periferia e também nas atividades do Sistema Penitenciário. “O Batalhão Ambiental combaterá os abusos com o som; o Batalhão de Trânsito cuidará da Lei Seca e fluxo das pessoas. Além do policiamento a pé e motorizado, teremos o apoio da cavalaria e dos cães e ainda a utilização da base móvel de monitoramento”, completa.
Fonte: JP

António Góis

Nenhum comentário:

Postar um comentário