quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pela primeira vez em 12 anos a Paraíba registra queda no número de homicídios.

Para se ter uma idéia do crescente que esse tipo de ocorrência vinha registrando na Paraíba, de 2010 para 2011 houve um aumento de 15% no número de mortes violentas.

A Paraíba registrou 7,1% de queda no número de homicídios registrados de janeiro a setembro desde ano, em relação aos mesmos meses de 2011. Segundo levantamento do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria Estadual da Segurança e da Defesa Social, 1.146 pessoas foram assassinadas no Estado nos últimos nove meses.
Para um estado que tem população estimada em 3.815.171 habitantes, isso dá uma média de 38,2 mortes violentas e intencionais por grupo de 100 mil pessoas – muito acima da média aceita como tolerável pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 10 homicídios/100 mil habitantes.
Mesmo parecendo um número ainda tímido, 7,1% de redução já é animador. Isso porque de acordo com dados do Instituto Sangari, de São Paulo, em seu documento chamado de ‘Mapa da Violência’, essa é a primeira redução no número de assassinatos na Paraíba desde 2000. Para se ter uma idéia do crescente que esse tipo de ocorrência vinha registrando anualmente, de 2010 para 2011 houve um aumento de 15% no número de mortes violentas. O ano de 2012 começou com uma estatística bastante preocupante, quando apenas em janeiro foram assassinadas 145 pessoas. A boa notícia aconteceu no início do segundo semestre, quando foram registradas 78 horas sem crimes letais no Estado e 135 horas em João Pessoa.
Esse dado foi bastante comemorado pelo poder público e, coincidência ou não, correspondeu exatamente ao primeiro mês de trabalho da nova equipe empossada pela Secretaria, que promoveu mudanças em todas as suas frentes de comando no dia 2 de agosto.
O titular da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, diz que a redução dos assassinatos no Estado é o fruto do empenho das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros no cumprimento do Planejamento Operacional 2012-2013. O secretário afirmou que toda a equipe trabalha com foco em resultados.
“O nosso trabalho é encarado como um desafio de todos os dias, por isso realizamos reuniões de monitoramento semanais e investimos na integração dos órgãos operativos, além da criação de um setor específico para aferição dos números referentes à violência no Estado, o Nace”, destacou Cláudio Lima. 
Fonte: PC

António Góis

Nenhum comentário:

Postar um comentário